PR 12 - Caminho Real da Encumeada
ao pormenor... Slideshow
Vista 1 Vista 2 Mapa Vista 4
Vista 3 Vista 5
Distância12,5 km
Duração6h 30m
Altura Máxima1 340 m
Altura Minima940 m
InícioMiradouro da Boca da Corrida
FimE.R. 228 (Encumeada)
Vista 1

Este trilho tem início no Miradouro da Boca da Corrida e desenvolve-se entre os 1340 e os 940 metros de altitude, atravessando parte do Maciço Montanhoso Central, junto à base dos picos mais altos da Ilha da Madeira.

Antigo “Caminho Real” calcetado, era um das principais vias para a movimentação de pessoas na ilha. Utilizado por senhorios a cavalo enquanto as suas esposas iam deitadas em redes e transportadas por homens. Há referências de ter existido algures neste caminho uma mercearia, que provavelmente estabelecia um ponto de comércio, numa zona de passagem dos caminhantes que cruzavam a ilha.

Através da paisagem que lhe é dada a observar, descortinará na depressão o Curral das Freiras. Esta pequena vila no coração da ilha e rodeada de enormes montanhas tornou-se o refúgio, em 1566, das freiras do Convento de Santa Clara, aquando dos ataques dos piratas ao Funchal, levando consigo o tesouro do convento.

Os cursos de água que ao longo do trilho rasgam os montes, irão nutrir a vegetação composta pelas espécies de Laurissilva que aqui abundam, como o Loureiro (Laurus azorica), o Vinhático (Persea indica), Tis centenários (Ocotea foetens), Estreleiras (Argyranthemum pinnatifidum).

Pelo trilho poderá avistar algumas espécies da avifauna indígena como o Bis-Bis (Rugulus ignicapillus maderensis), o Tentilhão (Fringilla coelebs maderensis), a Manta (Buteo buteo harterti), Francelho (Falco tinnunculus canariensis), o Pombo trocaz (Columba trocaz) e a Lavandeira (Motacilla cinerea schmitzi).

À medida que contorna o Pico Grande, a povoação da Serra d´Água e Encumeada aparecer-lhe-ão à vista, bem como a passagem pelos tubos de água que derivam da Câmara de Carga que irá abastecer a Central Hidroeléctrica da Serra d´Água, far-lhe-á antever o final do percurso na Boca da Encumeada.
precauções...


Leve água suficiente para beber.