PR 9 - Levada do Caldeirão Verde
ao pormenor... Slideshow
Vista 1 Vista 2 Vista 3 Vista 4
Vista 5 Vista 6 Vista 7 Mapa
Distância6,5 km (+6,5 km regresso/return)
Duração5h 30m
Altura Máxima980 m
Altura Minima890 m
InícioParque Florestal das Queimadas
FimParque Florestal das Queimadas
Vista 6

Este trilho inicia-se no Parque Florestal das Queimadas e desenrola-se ao longo da esplanada da levada do Caldeirão Verde, a 990 m de altitude, no concelho de Santana.

A levada do Caldeirão Verde, impressionante obra de arte construída no século XVIII, inicia-se no leito principal da Ribeira do Caldeirão Verde e, atravessando por abruptas escarpas e montanhas irá transportar a água que escorre das mais altas montanhas da ilha da Madeira, para o regadio dos terrenos agrícolas da freguesia do Faial.
Esta levada para fins de uso agrícola, constitui uma importante via de penetração pedestre no interior do vale profundo da Ribeira de São Jorge, oferecendo ao caminhante uma vertiginosa e espectacular visão da orografia do interior da ilha e a possibilidade de passar por túneis escavados na rocha à força de braços.

No Parque Florestal das Queimadas encontra-se a Casa de Abrigo das Queimadas, casa esta que mantém as características originais das Casas Típicas de Santana, apresentando um espectacular telhado em colmo.
De realçar os excelentes exemplares de criptomérias elegantes (Cryptomeria japonica), as Faias europeias (Fagus sylvatica) de densa folhagem avermelhada, os Cedros da Madeira (Juniperus cedrus), Til (Ocotea foetens), Pau branco (Picconia excelsa), Urzes centenárias (Erica scoparia) e alguns exemplares de Folhado (Clethra arborea), Uveira da Serra (Vaccinium padifolium), que poderão ser vistos ao longo do trilho.

As espécies de avifauna indígena que podemos avistar vão, desde o Tentilhão (Fringilla coelebs maderensis), o Bisbis (Regulus ignicapillus madeirensis), o Pombo trocaz (Columba trocaz trocaz), Lavandeira (Motacilla cinerea schmitzi), e a Manta (Buteo buteo harterti).

Perto ainda do Parque das Queimadas, podemos avistar ao largo um pequeno aglomerado populacional: trata-se da Achada do Marques, sítio contemplado com o estatuto de Paisagem Protegida, caracterizado pelos tradicionais poios agrícolas e antigos palheiros de pedra.

Depois de passar pelos 4 túneis existentes ao longo do percurso, o Caldeirão Verde surge à esquerda da levada, e para lá chegar basta subir alguns metros pelo leito da ribeira. O lago do Caldeirão Verde é formado pela água que se projecta verticalmente do leito da ribeira do Caldeirão Verde, a uma altura de aproximadamente 100 m.

Deixe-se envolver pelo cenário à sua volta e prepare o fôlego para o regresso.
precauções...


Existência de túneis, leve lanterna; o piso pode estar escorregadio, leve calçado antiderrapante.