PR 1.1 - Vereda da Ilha
Distância8,2 km
Duração3 h
Altura Máxima1 764 m
Altura Minima485 m
InícioCasa de abrigo do Pico Ruivo
FimFreguesia da Ilha

Este trilho caracteriza-se por um desnível de 1376 m, devendo a descida ou subida ser feita com calma, apreciando a paisagem. Com início na casa de abrigo do Pico Ruivo, e depois de subir ao pico mais alto da Ilha, seguindo o PR1.2, desce até à freguesia da Ilha.

No sítio do Vale da Lapa passará por cima do túnel do Vale da Lapa onde encontra o PR9 - Levada do Caldeirão Verde, que se inicia e retorna ao Parque Florestal das Queimadas.

O trilho atravessa dois tipos de ecossistemas que integram a rede europeia de sítios de importância comunitária - Rede Natura 2000: o maciço montanhoso central e a floresta Laurissilva. O primeiro, desde os picos mais altos até aos 1200m de altitude, caracteriza-se pela vegetação herbácea e arbustiva bem adaptadas às grandes variações de temperatura, fortes chuvadas e ventos intensos.

Aqui poderemos encontrar exemplares centenários de urze (Erica scoparia), antigamente muito explorados para produção de carvão vegetal.

À medida que se desce em altitude encontramos a floresta indígena (natural) da Madeira – Floresta Laurissilva, localizada na zona de nevoeiros, entre os 1200 e 400 m de altitude.

Esta floresta adquire especial importância como “produtora de água”, pois condensa a água dos nevoeiros nas folhas das plantas e retira grandes quantidades de água, conduzindo-a ao solo, onde recarrega as nascentes e as ribeiras.

É ainda provável que aviste o Bisbis (Regulus ignicapillus madeirensis), o mais pequeno dos pássaros que povoa a Madeira, e também o curioso Tentilhão (Fringilla coelebs maderensis) que facilmente se aproxima dos caminhantes.

Com alguma atenção, poderá avistar o Pombo trocaz (Columba trocaz trocaz), a atravessar os vales mais profundos, onde domina a floresta Laurissilva.
precauções...


O clima varia frequentemente, leve agasalho.